Versão para impressão
PDF

Apresentação do FabLab Cidadão

O projeto Fablab Cidadão – Laboratório de Cidadania foi apresentado a 19 de dezembro último. Promovido pela NOVOTECNA a Sessão Pública teve lugar nas suas instalações sitas no Complexo Tecnológico de Coimbra.

A iniciativa mereceu o apoio do Programa Cidadania Ativa, acordado pela Fundação Calouste Gulbenkian com a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), no âmbito dos EEA Grants.

Interessando transversalmente a entidades dos diversos setores, o projeto pretende fazer a ponte entre as tecnologias digitais (fabricação e comunicação) e as dinâmicas de inovação social, áreas em explosão quanto a acesso e à emergência.

No seu âmbito será construído um sistema de observação e apoio à difusão de conhecimento em fabricação digital e promovida a sua aplicação em contextos de intervenção social.

A sessão acolheu representantes de entidades ligadas ao poder local e central, e diversas personalidades interessadas do universo empresarial e académico.

A mesa contou com a presença de António Cardoso Pereira, Presidente da Assembleia Geral da NOVOTECNA, Horácio Pina Prata, Presidente da NOVOTECNA, e Dora Carvalho, em representação do Gestor Programa Cidadania Ativa / Fundação Calouste Gulbenkian e, José Vale, Diretor da Assistência Empresarial do IAPMEI.

José Vale, enquanto orador principal, escolheu como título para a sua intervenção “O Estímulo ao Empreendedorismo como Reforço da Cidadania” marcando assim a orientação e transversalidade que se pretende atingir com este projeto.


Sessão Pública de Apresentação do FabLab Cidadão

Na foto (da esq para a dir):

  • José Viana – Coordenador do projeto 
  • Horácio Pina Prata – Presidente da NOVOTECNA
  • Dora Carvalho – Unidade de Gestão da “CIDADANIA ATIVA” / Fundação Calouste Gulbenkian
  • António Cardoso Pereira, Presidente da Assembleia Geral da NOVOTECNA
  • José Vale, Diretor da Assistência Empresarial do IAPMEI