Sobre o empreendedorismo...
Glossário do Empreendedor
São organizações que promovem programas de prazo fixo, destinados a empresas selecionadas às quais fornecem formação, acompanhamento e mentoria para equipas de gestão proporcionando contactos com empreendedores experientes, capitalistas de risco, business angles e executivos que lhes proporcionam e preparam para um crescimento acelerado da atividade empresarial e fases de capitalização.
Um “investidor anjo” investe em empresas numa fase inicial ou de arranque em troca de propriedade de ações. Para isso, podem investir sozinhos ou como parte de um grupo maior de investidores conhecidos como redes de “anjos”.
Podemos considerar como construir uma empresa sem financiamento externo, através de poupanças pessoais e receitas operacionais geradas. Isto significa que, permite aos fundadores reduzir a diluição da sua quota mantendo um maior controlo dos seus negócios.
Trata-se de uma taxa que analisa a quantidade de dinheiro que uma empresa gasta num determinado período.
Serve-se de uma forma de “captação de investimento” por um alargado número de pessoas através de plataformas digitais. Esta é uma prática alternativa de financiar um projeto ou empreendimento.
São soluções criadas no âmbito e com o objetivo expresso de fornecer soluções tecnológicas avançadas em domínios de especialização inteligente, baseadas em desafios científicos ou de engenharias substanciais.
Na tradução literal significa uma start-up numa fase inicial já constituída, com solução validada ou com claro modelo de negócio.
É uma base de comunidade de skateholders que promovem o empreendedorismo a nível nacional e internacional a título de outros. Como por exemplo, empreendedores, nómadas digitais, investidores, incubadoras, instituições de ensino, órgãos públicos e empresas.
Revela-se por um empreendedorismo focado no desenvolvimento de soluções inovadoras para colmatar um grande problema a nível social, geralmente estão associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Trata-se de uma “estratégia de saída”, esta tática empresarial é utilizada para liquidar uma posição criada no arranque de um projeto. Existem ainda três estratégias diferentes: uma fusão com outra empresa, uma aquisição ou uma entrada em bolsa através de um IPO (Initial Public Offering).
Este tipo de termo refere-se a três fontes de financiamento em fase de arranque: friends (amigos), family (família) e fools (tolos).
Os fundos de Capital de Risco tratam-se patrimónios, regulados e supervisionados, sem personalidade jurídica e que pertencem a titulares de unidades de participação, administrados por uma sociedade gestora. Normalmente, investem durante um período limitado de tempo em empresas com elevado potencial de desenvolvimento, tendo como objetivo de valorizar o seu património.
Organizações que prestam apoio a novos negócios em estado inicial de desenvolvimento durante um período relativamente longo através de ativos tangíveis, como por exemplo o espaço e acesso a equipamentos. Bem como, ativos intangíveis, como por exemplo, orientação ou serviços administrativos, técnicos ou negócios diretos ou indiretos e, ainda conta com o acesso a redes de potenciais clientes, parceiros e investidores.
Trata-se de uma pessoa que trabalha remotamente, sendo que muitas vezes viajam e/ou vivem em locais diferentes. Reflete-se pela dada prioridade à flexibilidade, e ao equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar.
Descrição que serve de comunicar o benfício do produto ou serviço que se promete a entregar aos clientes. É o que torna o produto atrativo para o cliente ideal. Isto significa que, exprime o que o negócio faz de melhor e porque é que deve fazer negócios consigo ou investir na empresa.
Traduz-se por “O retorno sobre o investimento” e é uma relação entre o lucro líquido e o investimento. Este é usado para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar vários investimentos diferentes.
A tradução refere de “escalabilidade”, que trata a capacidade de uma empresa crescer e expandir-se de uma forma eficiente, rentável e sustentável. Isto porque, as empresas escaláveis crescem de forma rápida e eficiente e, são frequentemente impulsionadas por processos tecnológicos.
É uma start-up em estado de maturidade, já com vendas sustentadas, estratégia internacional e/ou investida por capital de risco, com condições ou potencial para um crescimento acelerado.
Empresário dotado de uma série de diferentes negócios.
Trata-se de uma nova empresa que foi criada a partir de um projeto incumbente, através de recursos de um departamento, empresa ou universidade.
É o tempo que uma start -up possui para operar antes de ficar sem fundos. Ou seja, manter as receitas e despesas constantes, por quanto tempo a start-up consegue sobreviver.
Trata-se de uma start-up que é avaliada num valor igual ou superior a mil milhões de dólares $ americanos no tratamento de uma ronda de investimento em mercado privado.
É o tipo de empresa que está avaliada em mais de 1 bilião de dólares (B$), na medida em que o negócio se trata de um problema a resolver numa sociedade (área social, ambiental, saúde, educação, etc).
Trata-se de uma start-up que está avaliada num valor igual ou superior a mil milhões de dólares $ americanos que tem a sua sede em Portugal ou que o fundador seja português.
É uma start-up liderada por uma mulher, ou com uma founder com poderes executivos.