Apoio ao Empreendedorismo e ao Empreendedor
Rede EPAT
A NOVOTECNA – Associação para o Desenvolvimento Tecnológico integra a rede de Entidades Prestadoras de Apoio Técnico (EPAT) do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional especializadas no domínio da prestação de serviços de apoio técnico de projetos para a criação de emprego.
A NOVOTECNA faz parte da rede nacional de entidades credenciadas pelo IEFP como Entidade Prestadora de Apoio Técnico (EPAT) em todos os municípios da região Centro. Somos também incubadora credenciada e certificada pela Startup Portugal, Rede Nacional de Incubadoras e Rede de Incubadoras da Região Centro.
Apoio técnico prévio à aprovação do projeto
- Colaboração para a elaboração do plano de negócio e plano de investimento;
- Colaboração para a elaboração da candidatura.
Apoio técnico à consolidação do projeto
- A NOVOTECNA é uma incubadora de empresas certificada na Rede Nacional de Incubadoras (RNI), Turismo de Portugal e Rede de Incubadoras da Região Centro (RIERC), oferecendo serviços de acompanhamento de projeto, consultoria em aspetos relacionados com a gestão e operacionalização da atividade bem como de espaços para a empresa desenvolver-se.
Tem uma ideia de negócio? Espírito empreendedor?
Encontramos a solução para si!
A medida de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP) consiste na prestação de apoio técnico a promotores de projetos de criação do próprio emprego ou empresa, no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo executados pelo IEFP, IP.
Modalidades de apoio:
- Apoio técnico prévio à aprovação do projeto de criação do próprio emprego ou empresa, contemplando o desenvolvimento de competências em empreendedorismo e apoio específico à criação e estruturação do projeto, incluindo elaboração de planos de investimento e de negócio;
- Apoio técnico à consolidação do projeto, nos dois primeiros anos de atividade da empresa, contemplando acompanhamento da execução do projeto aprovado e consultoria em aspetos relacionados com a gestão e operacionalização da atividade.
Está ainda disponível um conjunto de instrumentos de promoção do empreendedorismo através de apoios à criação de empresas e do próprio emprego, no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego e no âmbito do programa Investe Jovem.
Medidas de apoio:
- Apoios à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego
- Apoios à Criação de Empresas
- Programa Nacional de Microcrédito
- Investe Jovem
Como funciona o apoio técnico?
O apoio técnico – da ideia ao projeto – é totalmente gratuito. Pelo que o promotor não terá qualquer custo em todas as etapas do processo. Também não tem nenhum tipo de compromisso posterior com a NOVOTECNA quando o projeto for aprovado.
Programa Nacional de Microcrédito
Consiste no apoio de criação de empresas por promotores com dificuldade de acesso ao mercado de trabalho através do acesso ao crédito para projetos com investimento e financiamento de pequeno montante.
Quem pode concorrer?
- Beneficiários das prestações de desemprego, seja através da antecipação das prestações de desemprego ou através do programa nacional de microcrédito.
- Jovens Desempregados para apoio financeiro ao investimento, apoio financeiros a criação do próprio emprego e/ou apoio técnico na área do empreendedorismo para reforço de competências.
Como obter mais informações?
Envie um e-mail para: geral@novotecna.pt ou ligue para 239 497 730 (Segunda a sexta das 10:00-13:00 e das 15:00-18:00, custo de uma chamada da rede fixa).
Pronto para candidatar-se?
Faça a sua pré-inscrição em nosso formulário!
Saber mais – Fichas de informação normalizada
Nota: A consulta deste site não dispensa a consulta do site do IEFP (www.iefp.pt) para conhecer os termos e condições dos respectivos programas e medias, bem como dos seguintes documentos.
- Ficha Síntese Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego
- Ficha Síntese Criação do Próprio Emprego
- Ficha Síntese Apoios à Criação de Empresas
- Ficha Síntese Programa Nacional de Microcrédito
- Ficha Síntese Investe Jovem
- Ficha Síntese Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos
- Manual de Procedimentos Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego
- Regulamento específico das medidas Programa Investe Jovem e Investe Artes e Ofícios
- Regulamento de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP)
- Portaria n.º 985/2009, de 4 de setembro com as alterações introduzidas pelas Portaria n.º 58/2011, de 28 de janeiro, Portaria n.º 95/2012 de 4 de abril e Portaria n.º 157/2015, de 28 de maio (criação do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego – PAECPE)
- Portaria n.º 151/2014, de 30 de julho (criação do Programa Investe Jovem)
- Despacho n.º 7131/2011, de 11 de maio (definição do procedimento aplicável ao pagamento por uma só vez do montante global das prestações de desemprego)
- Portaria n.º 157/2015 de 28 de maio – aprovação da medida de Apoio Técnico à Criação e Consolidação de Projetos (ATCP)